terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tipos de argila, máscaras e lama!

Olá meninas(os)!

Já faz um bom tempo que eu queria compartilhar esse post com vocês. Pois eu adoro e realmente funciona, então vai servir pra quem ainda tem dúvida e não sabe como fazer.
Eu estou falando da famosa argila.
Nas clínicas de estética esse tratamento é bastante utilizado, sempre quando eu fazia limpeza de pele uma das etapas era a aplicação da argila. Minha pele é oleosa e com acne, portanto a argila ajuda e muito nesse caso. Confesso que eu fico com um pouco de preguiça e provavelmente se utilizasse mais minha pele estaria melhor. Bom, mas como ela é de lua, às vezes está ruim e às vezes boa, então não encano muito com isso, assim quando consigo eu aplico a argila.
Só um porém aqui minha gente, se você realmente fica na dúvida, ou sua pele tem probleminhas, o melhor mesmo é procurar um profissional ok? Mas como a argila é mais natural, creio não ter grandes problemas, mas aí é por sua conta o risco.


Por experiência própria posso dizer o seguinte... eu utilizava muito a argila verde, que ajuda a tirar a oleosidade da pele, mas parecia dar uma ressecada maior na pele, aí comecei a usar a argila branca, que além de ajudar na questão da oleosidade ela também clareia as manchas. Eu cheguei a usar o enxofre em pó misturado a argila, mas também resseca bastante e para isso existem sabonetes com enxofre, então não recomendo a utilização junto a argila. Usei também por bastante tempo o cálcio dolomita, e pra mim foi muito bom, ajudou bastante! Fica a dica.
O que eu via muito nas clínicas era utilizar a argila verde para perda de medidas, então a idéia é aplicar a argila na barriga, glúteos e pernas e enfaixar com papel filme e por cima cobertores, assim ela vai esquentar, penetrar melhor na pele e queimar gordurinhas mais rapidamente. Eu já fiz isso em casa, deu um trabalhinho básico, mas pra quem tem vontade realmente pode experimentar.
E a argila rosa ou vermelha para peles mais maduras, fazendo uma máscara facial. No meu caso com acne e pele mais jovem é normal utilizar a argila verde e também um gel manipulado de arnica, que é um ótimo cicatrizante.
A argila não é só utilizada para estética, existem receitas de bandagens para várias partes do corpo auxiliando na recuperação de alguma enfermidade. Pesquisando bem na internet encontra bastante coisa a respeito.
Bom, mas existem vários outros tipos/cores de argila, isso varia muito de acordo com sua composição, no final do post coloco só uma explicação sobre cada uma.

Agora virão as perguntas, onde adquirir, como fazer e com qual frequência?
Se vocês procurarem na internet por máscara de argila vão encontrar várias marcas que vendem esse tipo de produto, no entanto, se tiver na sua cidade uma dessas lojinhas de produtos naturais com certeza encontrarão também...e uma vantagem, que são bem mais baratas e muitas vezes são vendidas a granel, o que facilita pra quem quiser experimentar! Eu sempre comprei dessa forma e sempre deu certo ok.
Agora, como fazer essa tal máscara.... também encontramos várias dicas na internet... mas é simples, em um recipiente de vidro (eu uso de plástico o que não é totalmente recomendável), coloca umas 2 colheres de argila e aos poucos vai adicionando água morna e mexendo até formar uma pasta. A água morna é indicada, pois abre os poros e faz com que a argila penetre melhor na pele. ok?! Fica a dica.
O indicado é mexer essa pasta com um palito de madeira... pode ser esses de picolé.
Outra dica, para espalhar no rosto vocês podem utilizar o pincel vassourinha como é conhecido ou também o de base que é sintético. Existem pincéis próprios também, muito parecidos com o de base, são maiores. Eu acabo utilizando o palito mesmo... vejam

máscara de argila branca

 argila branca

Depois de uns 20 a 30 min essa máscara seca e pra tirar é só ir puxando os pedaços inteiros como podem ver na foto abaixo. Depois lave o rosto com bastante água. A pele fica um pouco estranha depois, meio branca e repuxada, mas é normal... por isso eu aplico um tônico, assim tonifica a pele e um hidratante/filtro solar.

Pra quem não gosta muito dessa sensação de ir puxando a pele, pode colocar gaze antes de aplicar a argila. No rosto vai umas 2 gazes abertas... aí tem q fazer a abertura pros olhos e nariz, senão não vai conseguir respirar direito nem ver o que está fazendo! rs


Com relação a frequência.... não pode ser feita todo o dia, pois como ela esfolia a pele, pode acabar piorando ao invés de ajudar... então seria interessante uma vez por semana ok? ou menos até, de 15 em 15 dias dependendo da sua pele e reação com a máscara.

Meninas, outra coisa que eu fiz e indico muito é o banho de lama!! Sabe essas termas(hotéis) que tem por aí, então... eles disponibilizam o banho de lama negra, que são provenientes desses aquíferos, ou seja, águas termais, a uma temperatura de 37º por aí....algo que existe muito no Brasil e muitos de nós não sabemos! São lama/água sulfurosas (enxofre) o que faz muito bem a pele e a uma tal temperatura que se torna altamente relaxante. É passado a lama em todo o corpo, fica de 15 a 20 min, depois toma uma ducha para tirar essa lama e vai para uma banheira de hidromassagem com água termal... é sensacional, fica muito relaxada e leve!! Mas tem que cuidar com uma coisa, por ex. minha pressão baixa quando é muito quente, e é justamente isso que a água termal faz, abaixa para deixá-la mais relaxada. Então tem que cuidar, quem já tem pressão baixa pode até desmaiar se tiver muito quente.
Mas é divino! Vale a pena!
Normalmente isso é feito em ambientes fechados, mas vejam a foto abaixo que legal.

foto tirada da internet, site Termas de Jurema

Vejam então os tipos de argilas:

Fonte: lindasmulheres

Argila Verde: melhora a circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate cravos e espinhas, controla a oleosidade da pele e é desintoxicante facial, capilar e corporal. Promove a esfoliação da pele, combate edemas, nutre os tecidos e absorve toxinas. Bactericida e cicatrizante. Indicada para pele oleosa.

Argila Branca: é a mais suave de todas. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Clareia manchas, reduz rugas e sinais de expressão. Combate cravos e espinhas e é desintoxicante. Reduz inflamações, aumenta a elasticidade e purifica. Indicada para peles sensíveis.

Argila Amarela: tem efeito tensor e ativador da circulação. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre a pele sem ressecá-la e elimina o excesso de oleosidade. Purifica, hidrata, reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele.

Argila Vermelha: age como secativo, regula a micro-circulação cutânea e é recomendada para peles sensíveis. Usada para reduzir medidas. Hidrata e fortalece a pele. Elimina o estresse e retarda o envelhecimento.

Argiual Cinza: reguladora da seborréia capilar, clareia manchas e firma bustos, nádegas, coxas e barriga. É esfoliante, combate cravos e espinhas e retarda o envelhecimento da pele. Elimina inchaço e oleosidade.

Argila Marrom: ativa a circulação, equilibra e revitaliza a pele. Rejuvenesce, tonifica e é eficaz contra cravos e espinhas. Ameniza manchas, controla a oleosidade e nutre o tecido. É adstringente, hidratante e purificante. É rara.

Argila Preta: excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória e anti-stress. Desintoxicante e adstringente. Melhora a circulação sanguínea periférica, ameniza manchas, é adstringente e contribui para a renovação celular. Conhecida também como lama negra. É rara.

Argila Rosa: é muito suave. É a mistura da vermelha com a branca. Utilizada principalmente para máscaras de limpeza. Revitaliza, hidrata e elimina toxinas. Indicada para peles sensíveis e desidratadas. É cicatrizante e diminui a flacidez, a celulite e a gordura localizada. Combate o envelhecimento cutâneo.

Argila Bege: é suave. Mistura da marrom com a branca. Revitaliza, ameniza manchas, hidrata e desintoxica. Promove esfoliação e combate cravos e espinhas.

Bacana não é?!

Espero que tenham gostado do post... alguém aí já utilizou a argila?!
 Bjinhosss!!
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Unknown disse...

Olá Camila!
Obrigada pela sua visita.
Quero te desejar força nesta caminhada!
Pode contar comigo :)
Já estou seguindo tambem!

Fiquei com vontade de fazer estes tratamentos com argila!

Boa terça, beijos!

Vanessa disse...

Thanks,for your comment on my blog.^^
Of course we can follow
each other???
Do you start with the follow???

Vanessa disse...

Thanks,for the follow.^^
Follow you back on gfc.

Carol Maia disse...

Eu gostei da ideia, vou procurar um profissional para coloca-la em pratica. Adorei a dica.
Adoro seu blog! *-* Se der, passa la no meu, beijinho! www.reinventingstars.blogspot.com
Fan page
http://www.facebook.com/reinventingstars

Thalita Souza disse...

Lindo seu blog!

Já estou te seguindo! Se puder me seguir tbm!!

http://glitteresaltoalto.blogspot.com.br/

REINVENTANDO disse...

OLá Camila!! Sempre uso quando faço limpeza de pele..perfeito!! Minha pele fica completamente diferente..Parabéns pelo seu blog, já estou te seguindo. Sandra

Camila Mariah disse...

@REINVENTANDO
Olá Sandra! Obrigada pela visita!
Realmene funciona a argila né... eu adoro tbém!
Passei lá no seu blog tbém.
Bjos

Respeite e Proteja os Animais disse...

Oi Camila!
Vim agradecer e retribuir sua visitinha.
Seu Blog tem muitas informações interessantes! Amei e já fiquei por aqui também!
Já usei muito argila, preciso voltar usar, é muito bom.
Bjs e ótima noite!

Unknown disse...

Oi Camila! Gostei de saber que a argila pode nos ajudar tanto assim! tenho a pele do rosto, super oleosa, vou ver se começo a usar a máscara de argila. Ah! tem selinhos pra vc no meu blog. http://belezadelakshmi.blogspot.com/

Lucélia Pantojo disse...

Olá Camila, vim agradecer o carinho da visita e por estar lá me acompanhando! Seja bem vinda!
Achei o máximo essa matéria da argila... realmente da trabalho sim mas pra ficar bonita da trabalho de qualquer jeito até para as ricas e famosas né! É isso ai, já estou por aqui também seguindo seu blog! Bjs
http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

Camila Mariah disse...

@Carina Miranda
Olá Carina!
Obrigada, já fui lá no blog ver... logo faço um post aqui.

Beijos!

REINVENTANDO disse...

Passando para te desejar uma ótima quarta..Abraços. Sandra

Marcela Gmd disse...

Wow las quiero todas!!!!!
Quieres que seamos seguidoras?
Besos, desde España, Marcela♥

Blog da Reh disse...

Humm, amariiia fazer! Adorei o post flor!

Conseguiu me seguir?? :))

Beeeijooos e ótima semana!

re-becah. blogspot.com.br (JUNTAR O LINK)

www.youtube. com/user/blogdareh/featured (JUNTAR O LINK)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...